O
conceito de brinde é muito amplo. Na verdade, essa palavra foi um nome
genérico criado pelos próprios profissionais do setor. Mas a idéia de
brinde é muito extensa. Atualmente, quando pensamos em brinde, pensamos
logo nos artigos tradicionais como canetas, camisetas, bolsas,
chaveiros, enfim, produtos que se tornaram uma marca registrada do tema.
“Mas tudo pode se tornar um brinde, depende da ação da marca e
do perfil do público-alvo”, define o expert em promoções e eventos e
proprietária da Vitrine de Brindes Personalizados, Vanessa Lima Ramoa.
Para o
profissional, o mercado brasileiro ainda mantém uma definição errada de
brinde. O conceito é muito amplo, porque o brinde tem que corresponder à
ação promocional desenvolvida pela empresa, sendo assim qualquer artigo
ou até um alimento pode se transformar num brinde.
“Você imagina
um executivo ganhando um binóculo como brinde junto com uma mensagem do
tipo: “para profissionais que como você que enxergam longe”. Então,
quando você pensaria num binóculo como um brinde, mas pode ser, por isso
depende muito da mensagem que você pretende transmitir”, aponta Vanessa Lima.
O brinde é aquele artigo usado para conquistar a
simpatia, a fidelização e até eliminar resistências. Mas para alcançar
algum desses objetivos, o artigo precisa corresponder à ação
promocional. Por isso, o profissional defende a idéia de que o brinde
deve ser definido pelo departamento de Marketing de uma empresa,
justamente porque é a área responsável por todas as ações promocionais
que serão desenvolvidas ao longo do ano.
“O grande problema é a
falta de planejamento. Além disso, ainda em muitas empresas o brinde é
definido pelo departamento de compras, porque aí entra o fator custo.
Mas isso está errado, o brinde tem que ser definido pelo marketing”,
aponta Vanessa Lima.
De acordo com o profissional, o
segmento promocional é muito amplo, mas muitas vezes as pessoas não se
dão conta das inúmeras formas de utilização de um brinde, porque ele não
é apenas aquele determinado presentinho que você ganha em datas
comemorativas ou na saída de uma festa. Um dos exemplos é o Premium, um
brinde que vem acoplado a determinado produto, geralmente os
alimentícios que, em certa época do ano, fazem promoções com brinquedos e
miniaturas de plásticos de algum personagem famoso. São aquelas ações
promocionais que mais chamam a atenção das crianças.
“Promoções
como as que a Coca Cola realiza também dão brindes. São aquelas em que o
consumidor tem que comprar o produto da empresa e, ao acrescentar mais
um determinado valor em dinheiro, acaba levando algum brinde”, explica
De Simoni.
Outra forma de brinde, também bastante explorada pelas
empresas do segmento alimentício, é aquela desenvolvida nas embalagens
de certos produtos, que trazem no verso do pacote um jogo ou em outro
modelo, a própria embalagem transforma-se num brinde.
Há também
os Gifts, aqueles brindes de custo mais baixo geralmente utilizados em
feiras e eventos para atrair a atenção do visitante para o estande de
determinada marca. Eles são mais baratos, porém não devem ser menos
criativos.
Segundo Vanessa Lima, o profissional
também precisa ficar atento a outro importante “detalhe”: a sua marca.
Não adianta gravar seu logotipo bem grande no brinde, porque dessa
maneira a pessoa que ganhou terá vergonha de usá-lo. Hoje em dia quanto
mais discreta estiver sua marca, mais seu brinde terá chance de agradar e
atingir em cheio o seu público-alvo.
As pessoas utilizam-no
porque não têm vergonha de expor determinada marca, muito pelo
contrário, elas têm orgulho de usar um artigo de marcas já consagradas.
De
acordo com Vanessa Lima, características como planejamento, logística e o
conhecimento do público-alvo são fundamentais no momento da definição de
um brinde. “O brinde não é só uma promoção, ele é uma atividade de
marketing, de relações públicas. Sua importância é total para a eficácia
de uma ação promocional”, finaliza Vanessa Lima.
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